Etiqueta ao telefone



Queridas quanto tempo nê?

Bom meninas sempre gostei mais de escrever do que falar rsrsrs, sério eu me sinto mais a vontade escrevendo, me saio bem melhor na escrita, mais na hora de falar hum... é um pouco complicado, não que eu não saiba falar, mais o problema é como falar, como se pronunciar e as regras de etiqueta são infinitas, claro todas para nos ajudar e nunca para complicar.... e este mês resolvi aprender sobre a etiqueta no falar, e uns dos tópicos sobre esse assunto é  como devemos falar ao telefone, pois é uma das coisas que mais me chama atenção é como uma pessoa fala ao telefone, mais o assunto não só abrange falar, mais ao todo, como diz o título etiqueta ao telefone, quando temos que resolver algo por telefone e ligamos para uma empresa e a pessoa é bem gentil, nós atende com calma é outra coisa nê? agora quando é ao contrario e a pessoa que está do outro lado da linha é grossa com você, as vezes parece que não faz questão da sua ligação e consequêntimente resolver menos ainda o seu problema, é horrível nê mesmo?

As vezes sem perceber não temos boas maneiras ao telefone, e saber falar bem e atender bem  ao telefone não é só pra quem é telefonista não, mais para todos, isso irá te ajudar profissionalmente e pode lhe gerar oportunidades como também se você não sabe pode perde-las também, e quando você receber uma ligação de  uma pessoa importante? e ai já pensou nisso? e até mesmo por educação e em ser agradável a quem está ao seu redor, por isso; para que não venhamos cometer erros, vou colocar aqui tudo que aprendi e compartilharei com vocês :



  • Tenha sempre papel e caneta e anote os recados, se você trabalha em uma empresa é que tem que anota mesmo, imagine seu chefe perguntando os recados e você não lembrar de nenhum?
  • Pergunte se a pessoa pode falar naquele momento.
  • Desligue seu celular em reuniões, eventos e locais públicos a menos que você esteja aguardando uma ligação urgente, neste caso coloque para vibrar.
  • Se o celular de outra pessoa tocar nunca atenda, a não ser que ela lhe autorizou a fazer isso.
  • Ao atender o telefone, diga seu nome e pergunte "em que posso ajudar?". Evite perguntar "quem fala?". Só faça essa pergunta se não conseguir identificar quem está falando.Ex: Priscila, bom dia! em que posso ajudar?
  • Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor, etc.., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome.
  • Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis, etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber e pode achar que você não está lhe dando a devida atenção.
  • Não coma quando estiver ao telefone. Mesmo o som de uma simples bala, chiclete ou pastilha é percebido pelo interlocutor e pode ser interpretado como pouco caso seu.
  • Não tussa, espirre nem assue o nariz diretamente diante do telefone. Desculpe-se e afaste-se do aparelho por alguns instantes.
  • Se precisar deixar o aparelho por alguns instantes, coloque com cuidado sobre a mesa para não fazer barulho.
  • Durante uma reunião na sua sala, se o telefone tocar, peça licença aos demais, atenda e, ao desligar, desculpe-se pela interrupção.
  • se você recebeu a ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta, comprometa-se a ligar, informando quando e que horas telefonará.
  • Já se foi você que fez a ligação, e a outra pessoa precisa de um tempo para dar uma resposta , pergunte quando e a  que hora você pode voltar a ligar.
  • Sempre que ligar ao atender ao telefone esqueça seus problemas pessoais.
  • Sua voz deve soar calma e agradável, por mais que esteja sobre carregado de trabalho, estressado ou ocupado.
  • E lembre-se: quem faz a ligação deve desligar primeiro. Está regra só deve ser quebrada quando o outro estende demais a conversar e não percebe que esta na hora de desligar, mesmo depois de você dizer que está muito ocupado ou que tem um compromisso urgente naquela hora. Uma saída educada é interromper a conversar dizendo "foi um prazer receber sua ligação, mais eu preciso desligar", Se ele mesmo assim não desligar antes, você~e pode desligar primeiro.
E ai meninas vocês não imaginavam que tinha tantas regras de etiqueta para ligar ou atender alguém no telefone, mais pra mim são regras de ouro e vou colocar em pratica, e vi que tinha muita coisa que eu fazia que estava errado, mais nunca é tarde pra aprender não é mesmo? Bem espero ter ajudado alguém ....muitos beijinhos e até a próxima!

Ana Priscila

Fonte Sumã Pedrosa

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